Taxonomia das Tecnologias Digitais na Educação: aporte à cultura digital na sala de aula

Autora:
ZEDNIK, Herick

ISBN: 978-65-87429-10-6 (impresso)
ISBN: 978-65-87429-11-3 (e-book/pdf)
Ano de publicação: 2020
206 páginas

Como citar:
ABNT: ZEDNIK, Herik. Taxonomia das Tecnologias Digitais na Educação: aporte à cultura digital na sala de aula. Sobral-CE: Editora SertãoCult, 2020.

APA: Zednik, E. Taxonomia das Tecnologias Digitais na Educação: aporte à cultura digital na sala de aula. Sobral-CE: Editora SertãoCult, 2020.

Quer ler um pouquinho desta obra? Baixe aqui sua degustação do livro


APRESENTAÇÃO

O livro apresenta uma proposta taxonômica das Tecnologias Digitais, como aporte ao desenvolvimento da cultura digital na sala de aula. A finalidade é colaborar com o desenvolvimento da maturidade digital docente, o planejamento de aulas, a produção de conteúdos e a inovação da prática educativa.
É crucial perceber que a Era Pós-digital exige uma educação diferente da vivenciada na Era Digital. Neste contexto, o Capítulo 1 apresenta as principais tendências de mudanças na educação em face às novas realidades que se impõem pelo avanço da tecnologia, evidenciando que na Era Pós-Digital, há um deslocamento do conteúdo receptivo para o interativo, da aprendizagem passiva para a colaborativa, da educação one-to-many para many-to–many, do ensino homogêneo para o adaptativo, do ensino presencial para o ensino híbrido, das metodologias instrucionistas para as metodologias ativas, do currículo linear para o currículo rizomático, da cultura do ensino para a cultura da aprendizagem, da simples participação em grupos virtuais para o compartilhamento.
A escola está preparada para lidar com esse tsunami digital? Este é o ponto de reflexão do Capítulo 2, onde se busca analisar as implicações do acelerado desenvolvimento tecnológico para a educação, principalmente para o currículo, que muda o foco da assimilação do máximo de informação para a estratégia de saber filtrar e sobreviver ao grande volume de informação.
Planejar no contexto da Educação 4.0, onde há uma grande diversidade de plataformas, conteúdos e ferramentas disponíveis, crescendo de forma exponencial, é um grande desafio. Torna-se cada vez mais difícil escolher o recurso
mais adequado para cada ação didática. Nesta perspectiva, o Capítulo 3, com o objetivo de ajudar os professores no processo de seleção, mediante a exploração de uma variedade de ferramentas tecnológicas disponíveis, propõe
a seguinte classificação das ferramentas: Autoria; Busca, Armazenamento e Socialização; Imersividade Virtual; Tecnologia Assistiva; e Gestão de Tarefas.
As Ferramentas de Autoria englobam as tecnologias que permitem a criação de conteúdos e informações.
As Ferramentas de Busca, Armazenamento e Socialização são aquelas que permitem encontrar, guardar e compartilhar as informações e conteúdos, nos seus mais diversos formatos digitais.
As Ferramentas de Imersividade Virtual possibilitam ao usuário uma experiência muito semelhante ao ambiente real, por meio da imersão em um mundo virtual.
As Tecnologias Assistivas compreendem as ferramentas que favorecem a participação e o acesso de pessoas com deficiência às informações e conteúdos, possibilitando maior autonomia, aprendizagem e inclusão digital.
As Ferramentas de Gestão de Tarefas favorecem a administração, organização e sistematização das tarefas cotidianas, controle das atividades burocráticas da escola e projetos profissionais de modo mais simples, organizado
e produtivo.
O Capítulo 4 traz uma reflexão final de tudo que foi tratado no livro, enfatizando a importância de uma abordagem voltada para o desenvolvimento da tecnologia social.
A Taxonomia das Tecnologias Digitais na Educação contribui para a geração de professores curadores, capazes de fazer uma escolha didática e eficiente dos materiais digitais disponíveis. Então, está pronto para embarcar numa ex-
pedição de conhecimento sobre tecnologias aplicadas à educação?

SUMÁRIO

  1. A Era Pós-Digital e Suas Implicações na Educação 4.0
  2. A Educação à Luz do Exponencial Desenvolvimento Tecnológico
  3. Tecnologias Digitais na Educação numa Perspectiva Taxonômica
    3.1. Ferramentas de Autoria
    3.1.1 Ferramentas de Comunicação e Colaboração
    3.1.2 Ferramentas de Criação de Conteúdos
    3.1.3 Ferramentas de Avaliação da Aprendizagem
    3.2. Ferramentas de Busca, Armazenamentos e Socialização
    3.2.1 Repositórios
    3.2.2 Ferramentas de Socialização de Conteúdos
    3.2.3 Ferramentas de Pesquisa
    3.3. Ferramentas de Imersividade Virtual
    3.3.1 Ferramentas de Interação Virtual
    3.3.2 Ferramentas de Representação Gráfica Imersivas
    3.4. Tecnologias Assistivas
    3.4.1 Ferramentas para Deficiência Auditiva e na Fala
    3.4.2 Ferramentas para Deficiência Visual
    3.4.3 Ferramentas para Deficiência Motora
    3.4.4 Ferramentas de Tecnologia Assistiva que Auxiliam Pessoas com Transtornos
    3.5 Ferramentas de Gestão de Tarefas
    3.5.1 Organizadores de Tarefas
    3.5.2 Gerenciadores
  4. Em Resumo
    Referências