Qualis Livros

O QUE É QUALIS LIVROS?

O Qualis Livros é uma classificação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sobre livros produzidos a partir de investigação em suas diferentes modalidades, ou seja, trabalhos acadêmico-científicos, técnicos ou artísticos vinculados a programas de pós-graduação. Podem tanto ser obras integrais quanto coletâneas, dicionários, enciclopédias ou anais completos, elaborados por professores ou alunos dos programas.

O QUE É AVALIADO?

A partir do Qualis Livros, a CAPES não avalia o desempenho dos autores/pesquisadores, mas a produção intelectual dos programas de pós-graduação em si. São considerados diversos aspectos técnicos e de conteúdo das obras.

A CLASSIFICAÇÃO

A classificação Qualis Livros é dividida em quatro níveis: de L1 a L4, sendo os estratos superiores, L3 e L4, reservados para as obras de maior relevância no desenvolvimento científico da área e na formação de mestres e doutores.

ONDE CONFIRO A LISTA DE OBRAS AVALIADAS?

Por uma limitação técnica-operacional, a classificação de livros está sendo utilizada exclusivamente para fins do processo de avaliação. Ou seja, nesse momento não se divulga a relação dos livros classificados. As áreas que se utilizam da classificação de livros para a Avaliação dos Programas têm feito o procedimento diretamente por meio dos cadernos de indicadores, para avaliação dos Programas de Pós-graduação e/ou planilhas específicas e sua divulgação tem acontecido intra-área, ou seja, diretamente aos programas. É importante ressaltar que os livros devem ser declarados no Módulo Coleta da Plataforma Sucupira, no campo referente à produção intelectual. Para mais informações sobre o andamento da qualificação de livros em cada área, sugere-se contato direto com o coordenador de cada área pelo e-mail disponível na página da Capes.