Oiticica dos Rosários: resgatando a memória da comunidade

Organizadores:

MENESES, Magnolia Maria Soares Meneses
ALVES FILHO, Manoel
COSTA, Marcos Augusto de Freitas
SENA, Patrícia de Fátima Melo Rodrigues

ISBN: 978-65-87429-30-4 (impresso)
ISBN: 978-65-87429-31-1 (e-book/pdf)
DOI: 10.35260/87429311-2020
Ano de publicação: 2020
124 páginas

Como citar:
ABNT: MENESES, Magnolia Maria Soares Meneses; ALVES FILHO, Manoel; COSTA, Marcos Augusto de Freitas; SENA, Patrícia de Fátima Melo Rodrigues (Orgs.). Oiticica dos Rosários: resgatando a memória da comunidade. Sobral-CE: Editora SertãoCult, 2020.

APA: Meneses, M. M. S.; Alves Filho, M.; Costa, M. A. de F.; Sena, P. de F. M. R. (Org.). Oiticica dos Rosários: resgatando a memória da comunidade. Sobral-CE: Editora SertãoCult, 2020.

Baixe aqui o seu livro gratuitamente


INTRODUÇÃO

O Ministério da Cultura, no ano de 2013, oportunizou às escolas do sistema público de ensino trabalhar questões culturais, agregando valores à vivência escolar e comunitária, através do cadastramento de projetos culturais.

Desde então, a gestão da educação integral do município de Ipueiras passou a mobilizar os diretores das unidades escolares, bem como suas equipes, no sentido de refletir aspectos importantes de suas referidas comunidades e, com esse subsídio, elaborar um projeto cultural. Foram cadastrados ao todo, trinta e cinco projetos.

No exercício seguinte, veio a confirmação de que oito desses projetos teriam sido aprovados, vale ressaltar que foi o maior índice de aprovação de toda a CREDE 13, dentre eles, o da pequena escola Gonçalo José de Lima, cujo objeto de pesquisa foi a origem da comunidade, permeada pela tônica religiosa dada pela matriarca da primeira família que habitou a localidade.

Nesse ínterim, o diretor da escola, Manoel Alves Filho, convidou a Assistente Social Magnolia Maria Soares Meneses para compor a parceria que daria execução ao projeto. Esta, na época, além de morar na comunidade, tinha um trabalho voltado para o público idoso, principal fonte de informações, dada a carência de fontes bibliográficas e documentais.

Desta forma, foi decidido que a linha de pesquisa deveria se pautar no viés religioso, que tanto caracterizou a comunidade nos primórdios de sua ocupação, bem como o papel da mulher, principalmente das benzedeiras, que tanto deram identidade à comunidade de Oiticica dos Rosários.

Ressaltamos aqui o caráter pioneiro desse projeto no âmbito da comunidade, já que em todo o seu percurso, da fundação até a atualidade, não se tinha vislumbrado possibilidade de registrar a história, sistematizar dados e informações importantes, que sendo a maioria oriundos de relatos orais, corriam o risco de se perderem, e com eles, a oportunidade que as pessoas estão tendo de conhecer e se reconhecer na história do lugar onde vivem.

Espera-se ter dado uma pequena contribuição no tocante ao contato e valorização das raízes, da história da comunidade e que as reflexões que possam e devam surgir diante desse conhecimento gerem frutos de identificação e cidadania. O resultado do trabalho é simples e decorreu das várias contribuições de pessoas que abraçaram esse projeto, colocando nele seu saber, sua memória e disponibilidade.

Magnolia Maria Soares Meneses
Assistente Social/Saúde – Ipueiras

SUMÁRIO

Introdução / 9
Trazendo a história local para a sala de aula / 11
Um pouco do que o tempo nos legou: os antecedentes e o Curato
do Acaraú / 13
O Município de Ipueiras / 21
Igreja: povo e templo / 27
Apontamentos sobre a História da Paróquia e da Igreja Matriz de
Ipueiras / 27
O Christo Redenthor de Ipueiras / 33
Arco triunfal de Nossa Senhora de Fátima / 47
Oiticica dos Rosários: resgatando a memória da comunidade / 57
Biografias das benzedeiras atuantes na comunidade / 71
Antônia Alves de Sousa – “D. Otília” / 71
Maria Ribeiro da Silva – “D. Mariazinha” / 72
Raimunda Moreira de Sousa Aragão – “Rosa” / 74
Benzedeiras e rezadores falecidos / 77
José de Sousa Lima – “Sr. Cassiano” / 77
Andrelina Barbosa de Sousa – “D. Didé” / 78
Raimunda Batista dos Santos – “Raimunda Batista” / 80
Padre Geraldo Oliveira Lima / 81
Padre Luiz José de Lima / 83
Histórico da EEIEF Gonçalo José de Lima / 85
Biografia de Gonçalo José de Lima / 93
Biografias das professoras pioneiras / 95
Professora Maria Bezerra Lima / 95
Professora Maria de Fátima Lima / 96
Organização da sociedade civil da comunidade de Oiticica dos
Rosários / 99
Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Oiticica dos
Rosários / 99
Associação de Pais e Mestres de Oiticica dos Rosários / 100
Time de Futebol / 101
Galeria de fotos e documentos / 103
Fontes / 119
Referências / 121