Administração sob enfoque multidisciplinar: um guia para administradores

Organizadores:
FERNANDES, Cellyneude de Souza
MORAIS, Rogeane Ribeiro
MACKELLENE, Léo

ISBN: 978-65-87429-25-0 (impresso)
ISBN: 978-65-87429-26-7 (e-book/pdf)
DOI: 10.35260/87429267-2020
Ano de publicação: 2020
148 páginas

Como citar:
ABNT: FERNANDES, Cellyneude de Souza; MORAIS, Rogeane Ribeiro; MACKELLENE, Léo (Orgs.). Administração sob enfoque multidisciplinar: um guia para administradores. Sobral-CE: Editora SertãoCult, 2020.

APA: Fernandes, C. S.; Morais, R. R.; Mackellene, L. (Orgs.). Administração sob enfoque multidisciplinar: um guia para administradores. Sobral-CE: Editora SertãoCult, 2020.

Baixe aqui o seu livro


APRESENTAÇÃO

Os capítulos reunidos neste livro foram elaborados pelos professores do Curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão (FLF), sob a coordenação da Professora Rogeane Morais Ribeiro.

A tarefa de apresentá-lo é duplamente gratificante, porque com ele tenho a satisfação de acompanhar o amadurecimento científico de vários profissionais com quem tive oportunidade de dialogar na graduação, como professora, e na pós-graduação, como colega, e que hoje desempenham essa tarefa sempre desafiadora que é a docência e, ainda, porque demonstra a iniciativa de um esforço coletivo para socializar o conhecimento sobre Administração, o que sempre é muito bem-vindo.

O livro discute uma diversidade de temas da Administração contemporânea em uma abordagem suscinta e didática. É possível considerar que o livro foi elaborado pensando em dois públicos-alvo principais: o público docente e o público dos interessados e curiosos no tema da Administração e áreas afins. O docente facilmente perceberá que possui em mãos uma fermenta poderosa para auxiliar no planejamento e na organização das suas aulas devido à estrutura de construção de cada um dos capítulos, que privilegia uma comunicação dialógica para apresentar conteúdo programático, objetivos de aprendizagem, resumo do capítulo, questões para discussão, leituras complementares, além das referências empregadas durante o texto, como é de costume. Já os curiosos e interessados, que podem ser estudantes e/ou profissionais de Administração e áreas afins, encontrarão uma leitura fácil e precisa, fundamentada em revisão bibliográfica apurada e atual, que possibilita um panorama geral sobre os temas abordados e que em nada deixa a desejar no quesito confiabilidade.

O livro aborda temas atuais que, em alguns casos, estão relacionados à Administração Geral, como empreendedorismo e inovação, empresa familiar e modelos de criação de negócios, mas também às áreas específicas da Administração, como, por exemplo, a gestão de estoques em negócios virtuais, o marketing em época de crise e marketing de serviços.

Também traz temas que são caros aos estudos organizacionais, como abordagem institucional, gestão por competência e aprendizagem organizacional, além de outros temas transversais à Administração, como processo decisório baseado em informação contábil e estatística aplicada à Administração.

O primeiro capítulo, de autoria de Suely Parente Moretto, Adriana Goes Urano e Alcineide Aguiar Pimenta, intitulado “Empresa familiar: conceitos, características e desafios”, apresenta as características das empresas familiares e seus estágios de desenvolvimento. Esse capítulo, além das subseções anteriormente identificadas, traz um instigante estudo de caso para ser trabalhado em sala de aula.

O segundo capítulo, de autoria de Marta Elisa Morais da Silva Bendor e Francisca Juliana Miranda Linhares, “Empreendedorismo e Inovação”, explora o conceito de empreendedorismo relacionado às vantagens competitivas que são obtidas em processos inovativos.

Ainda na linha do empreendedorismo e inovação, o terceiro capítulo, de Francisco Leandro de Vasconcelos Lopes e Priscila Maria de Vasconcelos Porto, intitulado “Utilização da metodologia Business Model Generation para criação de modelos de negócios inovadores”, discute o conceito de empreendedorismo, mas desta vez associado ao termo startup e, ainda, ligado à apresentação de ferramenta de modelagem de negócios para o desenvolvimento de negócios estruturados, inovadores e alinhados às necessidades contemporâneas.

O  quarto  e  o  quinto  capítulo  discorrem  sobre  marketing.  Teresa Lenice Nogueira da Gama Mota e Victor Morel Nogueira, em “A importância do marketing em épocas de crise, segundo estudo da Harvard”, discutem estratégias de marketing a partir de trabalho da Harvard Business School, que avaliou casos de sucesso e fracasso do marketing em épocas de recessão. Esse capítulo também traz estudo de caso para ser discutido em sala. Jan Riella e Stênio Dias, em “Marketing de serviços: da produção à venda”, aproximam o conceito de marketing de serviços e demonstram o Modelo Servuction.

Seguindo no renque das áreas da Administração, mas com abordagem aplicada às necessidades dos novos negócios da sociedade digital e em rede, temos Alcineide Aguiar Pimenta, Suely Parente Moretto e Cellyneude de Souza Fernandes, em “O desafio da gestão de estoque em negócios virtuais”, que faz uma releitura do tema estoques, mas ligado aos ambientes virtuais.

Enveredando nos temas transversais à Administração, o sétimo e o oitavo capítulo discutem dois temas importantes para a gestão dos negócios: estatística e contabilidade. “Estatística à Administração: importância, conceitos e ferramentas” é o título do capítulo de autoria de Joyciane oelho Vasconcelos, que apresenta ferramentas estatísticas que podem auxiliar na gestão dos negócios. Já “Informação contábil na tomada de decisão”, de Francisco Elder Escossio de Barros, Maria do Socorro Silva Mesquita e Rogeane Morais Ribeiro, escrutina as demonstrações contábeis em relação ao processo decisório.

Por fim, nono, décimo e décimo primeiro capítulo, adentrando no campo dos estudos organizacionais, tratam da aprendizagem organizacional, gestão por competência e instituições. Rita de Cassia Lopes da Ponte e Cellyneude de Souza Fernandes, em “Aprendizagem nas Organizações, um contexto estratégico para competitividade”, buscam relacionar aprendizagem com competitividade e estratégia organizacional; Fabiana Pinto de Almeida Bizarria e Rogeane Morais Ribeiro, em “Competências, Gestão e Mudanças: reflexões e insights”, examinam a gestão por competência e impactos nas pessoas e nas expectativas da própria empresa; e Zilah Maria Oliveira Barros Ribeiro e Kellane Karen do Nascimento Lima, no capítulo intitulado “O papel das instituições no desenvolvimento econômico”, ponderam sobre a participação das instituições para o desenvolvimento econômico.

Parabéns aos autores pelo esforço investigativo e elaboração criativa e aos seus leitores, que agora têm em suas mãos uma obra que vale a pena ser lida e compreendida.

Prof.ª Dr.ª Adriana Teixeira Bastos

SUMÁRIO

CAPÍTULO 1
EMPRESA FAMILIAR: CONCEITOS, CARACTERÍSTICAS E DESAFIOS / 11
Suely Parente Moretto; Adriana Goes Urano e Alcineide Aguiar Pimenta
CAPÍTULO 2
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO / 21
Marta Elisa Morais da Silva Bendor e Francisca Juliana Miranda Linhares
CAPÍTULO 3
UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA BUSINESS MODEL GENERATION PARA CRIAÇÃO DE MODELOS DE NEGÓCIOS INOVADORES / 35
Francisco Leandro de Vasconcelos Lopes e Priscila Maria de Vasconcelos Porto
CAPÍTULO 4
A IMPORTÂNCIA DO MARKETING EM ÉPOCAS DE CRISE / 47
Teresa Lenice Nogueira da Gama Mota e Victor Morel Nogueira
CAPÍTULO 5
MARKETING DE SERVIÇOS: DA PRODUÇÃO À VENDA / 57
Jan Riella e Stênio Dias
CAPÍTULO 6
O DESAFIO DA GESTÃO DE ESTOQUE EM NEGÓCIOS VIRTUAIS / 69
Alcineide Aguiar Pimenta; Suely Parente Moretto e Cellyneude de Souza Fernandes
CAPÍTULO 7
ESTATÍSTICA À ADMINISTRAÇÃO: importância, conceitos e ferramentas / 79
Joyciane Coelho Vasconcelos
CAPÍTULO 8
INFORMAÇÃO CONTÁBIL NA TOMADA DE DECISÃO / 91
Francisco Elder Escossio de Barros; Maria do Socorro Silva Mesquita e Rogeane Morais Ribeiro
CAPÍTULO 9
APRENDIZAGEM NAS ORGANIZAÇÕES, UM CONTEXTO ESTRATÉGICO PARA COMPETITIVIDADE / 103
Rita de Cassia Lopes da Ponte e Cellyneude de Souza Fernandes
CAPÍTULO 10
COMPETÊNCIAS, GESTÃO E MUDANÇAS: reflexões e insights / 115
Fabiana Pinto de Almeida Bizarria e Rogeane Morais Ribeiro
CAPÍTULO 11
O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO / 139
Zilah Maria Oliveira Barros Ribeiro e Kellane Karen do Nascimento Lima