SertãoCult lança primeiro volume da Série Território Científico

Diálogos Sobre a Ditadura reúne entrevistas com 11 grandes especialistas no tema

Em 2021, 57 anos nos separam do início de um dos períodos mais sombrios da História brasileira. Apesar de mais de meio século ter se passado, nunca a ditadura civil-militar esteve tão presente em nossas vidas, com a nova ascensão de uma ideologia política que apela para o extremismo nos moldes fascistas. Parece anacronismo, mas não há termo melhor para definir um grupo político que defende posicionamentos contrários à democracia, aos direitos básicos dos cidadãos, à existência de minorias, segundo o qual deve “se curvar ante a maioria”.

Em nenhum momento se produziu tanto conhecimento sobre a ditadura, felizmente, na maioria dos casos, conhecimento sério, embasado em fatos, em pesquisa, em reflexões coerentes. Em meio ao turbilhão negacionista e anticientífico, o trabalho dos onze historiadores entrevistados neste livro se mostra fundamental, pois produzir ciência nos dias atuais é, sim, um ato de resistência. Diante disso, nada melhor do que iniciarmos a série Território Científico com este tema tão atual e tão fundamental, afinal, a História, com agá maiúsculo, mais do que nos ajudar a registrar quem nós somos como povo, nos obriga a lembrar daquilo que preferiríamos esquecer, mas que não podemos, se quisermos preservar nossa humanidade.

O livro traz entrevistas com Ana Rita Fonteles Duarte (UFC), Carlos Fico (UFRJ), Caroline Silveira Bauer (UFRGS), Airton de Farias (IFCE), Edvanir Silveira (UVA), Marcos Napolitano (USP), Samantha Quadrat (UFF), Paulo Cesar Gomes (UFF), Sônia Meneses (URCA), Rodrigo Patto Sá Motta (UFMG) e Valéria Aparecida Alves (UECE). O prefácio foi escrito por Celso Castro (CPDOC-FGV).

Mais do que uma aula de como pesquisar a temática da ditadura, este livro é obrigatório para quem quer compreender como os fatos que já nos parecem tão distantes seguem influenciando a realidade brasileira.

O livro pode ser baixado gratuitamente aqui. Mas quem prefere o impresso, pode comprar o seu exemplar aqui e receber em casa.

SERVIÇO

Diálogos sobre a Ditadura
Organizadores: Antonio Jerfson Lins de Freitas, João Teófilo e Viviane Prado Bezerra
Editora SertãoCult 2021
244 páginas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.