PPG em Geografia da UVA lança Série Geografia do Semiárido pela SertãoCult

O programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA e a SertãoCult apresentam a Série Geografia do Semiárido, oriunda do Grupo de Pesquisa e Extensão do Semiárido/CNPq. O objetivo da série é propiciar a divulgação das múltiplas possibilidades de leituras dos temas emergentes pesquisados e dos desafios contemporâneos de temas consolidados, sem perder e já́ buscando as perspectivas evolutivas de questões que tecem o semiárido, seja em nível nacional ou mundial. Para tanto, a premissa baseia-se na qualidade da equipe envolvida, profissionais da Rede de Pesquisadores Norte – Nordeste de Geografia/RENNEGEO, dentre outros, que se debruçaram desde a organização, bem como nos convidados que enlaçaram as discussões elencadas.

“Quando se questiona a maior parte das pessoas sobre a imagem que fazem acerca do semiárido brasileiro, as respostas obtidas sempre são associadas a adjetivações negativas, como pobreza, desesperança e desolação. Essa idealização da região não surgiu por acaso, mas sim devido a interesses político-econômicos que moldaram as percepções ao longo de quase dois séculos”, afirma Jerfson Lins, coordenador do Conselho Editorial da SertãoCult.

Contudo, a primeira impressão não faz jus à riqueza que pode ser encontrada nesses rincões brasileiros. O semiárido real, quando há interesse em se conviver com ele, pode gerar inúmeras riquezas, além daquelas que já podem ser encontradas naturalmente sobre e sob o solo, injustamente representado como um mosaico de rachaduras e sequidão.

A abundância também está presente no semiárido. Fauna e flora únicas, relevo variado, hidrografia distinta, clima singular, só para citar alguns elementos, compõem paisagens deslumbrantes, território de culturas milenares e lugar de subjetividades e tradições bem características.

As adjetivações positivas listadas no parágrafo anterior não são suficientes para neutralizar mais de século de detração. Mas a iniciativa ora iniciada, a série de livros batizada de Geografia do Semiárido, traz sim a semente de mudança de perspectiva. Renomados pesquisadores de diversas especialidades apresentam trabalhos atuais que têm como objeto e cenário o semiárido brasileiro, traçando paralelos com outras regiões do país e de outros países, enriquecendo o debate e recalibrando o foco das discussões.

Mais do que textos acadêmicos, a Série Geografia do Semiárido presenteia o leitor com novas perspectivas, conhecimentos, experiências e imagens. Há um caminho longo a ser trilhado para que haja de fato uma mudança de paradigmas relacionados à convivência com o semiárido, mas o primeiro passo acaba de ser dado de forma magistral por este grupo de profissionais, cujo desafio é grande, mas que assim como aqueles que habitam seu objeto de estudo, são, antes de qualquer outra coisa, fortes, perseverantes e, acima de tudo, conscientes de seu papel e do potencial transformador de sua produção.

Conheça a série e baixe gratuitamente os livros em nosso site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.