Avaliação em Geografia é tema de lançamento da SertãoCult

A avaliação é, sem dúvida, uma etapa fundamental no processo ensino/aprendizagem, que exige tempo para um planejamento eficiente, aplicação clara e análise de resultados coerente. O respeito a estas etapas mínimas torna o processo de avaliação mais do que meramente uma classificação de estudantes, mas uma orientação para que os professores possam desenvolver plenamente suas funções.

O grande volume de atribuições designadas aos profissionais do ensino leva ao impasse entre a necessidade de se pensar na elaboração de uma avaliação criativa e estimulante e a falta de tempo para o cumprimento das atividades exigidas, especialmente em uma disciplina com uma expressiva quantidade de conteúdos obrigatórios, como é o caso da Geografia.

Contudo, o desafio se torna menos assustador quando diversos profissionais compartilham suas experiências com a promoção de atividades avaliativas de sucesso. É o caso do livro Ensino de Geografia e Avaliação, organizado pelos professores (e pesquisadores do tema) Raimundo Lenilde de Araújo e Lineu Aparecido Paz e Silva, que une vivências diversas de profissionais de realidades distintas, no Ceará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo, unidos pelo mesmo desafio apaixonado: ensinar Geografia com o auxílio de técnicas de avaliação inovadoras e eficazes.

Os seis capítulos do livro trazem reflexões e resultados exitosos de inovadoras formas de avaliação em diferentes níveis de ensino, orientações fundamentais para aqueles profissionais que não encaram o ensino como algo estático, mas em constante transformação, acompanhando a sociedade em suas demandas, especialmente em relação à educação, sem a qual não é possível o exercício pleno da cidadania.

Não são apenas os professores de Geografia que se beneficiarão desta obra, mas todo(a)s aquele(a)s que encaram o desafio da sala de aula de frente e buscam estar sempre atualizados em relação às metodologias de ensino/aprendizagem e avaliação, postura com a qual não ganham somente os profissionais e estudantes, mas toda a sociedade.

SERVIÇO

Ensino de Geografia e Avaliação
Organizadores: Raimundo Lenilde de Araújo e Lineu Aparecido Paz e Silva
Editora SertãoCult
Ano: 2020
152 Páginas

Autores:

Cristina Maria Costa Leite
Denise Mota Pereira da Silva
Emerson Ribeiro
Francisco José da Silva Santos
Josilene Ferreira de Farias
Lana de Souza Cavalcanti
Lineu Aparecido Paz e Silva
Lucas Gabriel da Silva
Raimundo Lenilde de Araújo

Sobre os organizadores:

Raimundo Lenilde de Araújo

Doutor em Educação Brasileira com Pós-doutorado em Ensino de Geografia/Educação Ambiental. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Especialista em Ensino de Geografia e Graduado em Geografia – Licenciatura. É Professor Efetivo, Classe Adjunto IV, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), lotado na Chefia do Curso de Geografia (CCGO) e Atividade Profissional, no Curso de Licenciatura em Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Geografia/Mestrado em Geografia. Desde abril de 2019, exerce a função de coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia-PPGGEO/UFPI. É líder do Grupo de Pesquisa em Geografia, Docência e Currículo – GEODOC, Geografia/UFPI. Participa do Grupo de Pesquisas em Formação Docente, História e Política Educacional/GPFOHPE, Educação/UFC; do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica/NEPEG, Geografia/UFG e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia, Geografia/UFRN. Idealizador e atual coordenador do Laboratório de Formação Docente e Ensino de Geografia/LAFODEG, Geografia/UFPI.

Lineu Aparecido Paz e Silva

Doutor em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Geografia (UFPI). Especialista em Gerenciamento de Recursos Ambientais (IFPI) e Graduado em Geografia (UESPI). Atualmente é pesquisador e membro vitalício do Instituto Histórico e Geográfico de Alto Longá-PI. É avaliador de periódicos especializados em Ensino de Geografia da UFSC, UNESP e UFPE. Participa na condição de pesquisador em grupos de pesquisa na UFPI, UnB e UFG na área de Ensino de Geografia e Formação de Professores. Atua como professor de Geografia na Educação Básica (com experiência de doze anos), e no Ensino Superior (com experiência de oito anos) na modalidade presencial e EaD. Tem experiência em Geografia com ênfase na Escola como Espaço para a Formação do Professor e nos dilemas que a formação perpassa em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia, Formação Inicial e Continuada dos Professores em Geografia, Avaliação da Aprendizagem em Geografia e Regulação do Ensino Superior em Geografia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.