Histórias de vida e disputa de terras é tema de primeiro livro de pesquisadora piauiense

Mais do que o chão onde pisamos, a terra é mãe, é provedora, é vida. A questão do acesso à terra sempre foi fator primordial na formação da sociedade brasileira. Afinal, quem tem direito a essa vastidão de terras em que se plantando, tudo dá? Os latifundiários, que mantêm incontáveis extensões de terras improdutivas como investimento futuro? O capital privado, que com incentivos do Estado utiliza terras inóspitas para a produção de insumos muitas vezes estranhos à cultura local? Ao Estado, que inúmeras vezes deu as costas às necessidades da população camponesa?

Estas questões são pano de fundo para a primeira obra de Elza Soares lançada pela Editora SertãoCult, A terra prometida no sertão do Piauí: trajetórias de camponeses parceiros no Programa do Biodiesel, que de forma sensível retrata a árdua luta pela sobrevivência de camponeses no interior do Piauí. Convencidos de que estavam dando um passo seguro para a tão sonhada aquisição da terra para a reprodução de seu modo de vida, viram-se lançados em uma realidade desconhecida, desenraizados de seus costumes e práticas agrícolas tradicionais a fim de se adequarem à lógica da produção do agronegócio. Mas esse processo não se deu sem resistência.

Para uma convivência harmoniosa, concessões foram feitas tanto pelos camponeses quanto pela empresa que os contratou para que produzissem mamona. Ambos os lados tinham a ganhar: a empresa, a manutenção de um lucrativo contrato com o governo federal. Os camponeses, a promessa de que tais terras seriam deles após dez anos de trabalho. Mas o choque entre as práticas tradicionais, a dinâmica capitalista e os interesses políticos veio comprovar que nem sempre promessas são cumpridas. O sonho da terra prometida no interior do Piauí segue acalentando os dias daqueles trabalhadores, cujas histórias de vida são registradas de forma envolvente pela autora, que numa experiência etnográfica de fôlego insere o leitor na rotina de conquistas e dificuldades dos camponeses parceiros do Programa Brasil Ecodiesel.

SERVIÇO

A terra prometida no sertão do Piauí: trajetórias de camponeses parceiros no Programa do Biodiesel
Elza Soares
Editora SertãoCult
2020
208 páginas
Compre seu livro físico e receba em casa ou baixe o ebook gratuitamente no site www.editorasertaocult.com

Sobre a autora:

Maria Elza Soares da Silva é doutora em Sociologia (UFRGS), Mestra em Antropologia (UFPI) e bacharela em Ciências Sociais (UFPI. Tem desenvolvido estudos na área da sociologia rural, políticas públicas e diferenciação social. Foi a primeira pesquisadora a desenvolver estudos com objetivo de compreender as relações sociais entre os parceiros rurais da Brasil Ecodiesel e a meta de inclusão socioprodutiva da agricultura de base familiar no programa do biodiesel no estado do Piauí.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.