Uma história banal, se bem contada, pode marcar seus leitores. Mas não há nada de banal no livro Laços e Nós: crônicas de uma defensora, obra de estreia de Emanuela Leite, que a partir de uma escrita sensível conta algumas histórias que viveu em mais de uma década atuando como defensora pública no estado do Ceará. Desse modo, o livro não traz meros personagens. As páginas apresentam pessoas reais, com dramas reais (e por que não, também comédias reais?), enfim, tudo o que nos faz humanos, em nossas limitações e superações.
São 21 crônicas verídicas, escritas com tanta maestria que parecem ter o poder de nos transportar para aqueles momentos, compartilhando cada sentimento, cada lágrima, cada riso junto com a autora. Emanuela Leite tem a competência de nos envolver em suas narrativas, fazendo com que realmente venhamos a nos importar com aquelas pessoas que retrata tão bem. Não há como ler uma de suas curtas crônicas (curtas por nos fazerem querermos mais) sem imaginarmos o que aconteceu depois com aquelas pessoas.
Histórias incríveis tornam-se inesquecíveis quando contadas com talento e sensibilidade. E isto é conseguido pela Dra. Emanuela Leite, que compartilha seu crescimento junto àquelas pessoas, que claramente impactaram sua vida. Mais do que isso, quando finalizamos a leitura percebemos que também fomos permanentemente impactados.
SERVIÇO
Laços e Nós: crônicas de uma defensora
Emanuela Leite
Editora SertãoCult
2020
142 Páginas
Baixe sua degustação em www.editorasertaocult.com
Sobre a autora:
Emanuela Vasconcelos Leite Costa é defensora pública, no Estado do Ceará, desde 2008. É mediadora de conflitos de família, idealizadora e coordenadora do Projeto Laços de Família: Conhecer para Amar, fundado no ano de 2014, fruto de uma parceria entre a Defensoria Pública e o Centro Universitário INTA – UNINTA. Coordena, ainda, o Núcleo de Solução de Conflitos e Cidadania da Defensoria Pública em Sobral (NUSOL/Sobral), núcleo que organizou desde a estruturação, fruto de uma parceria entre a Defensoria Pública e a Prefeitura Municipal de Sobral. É professora universitária e realiza palestras e formações sobre gestão de conflitos, mediação e negociação.