Giros à Direita: lançamento da SertãoCult analisa a ascensão da extrema-direita no Brasil e no mundo

O  que a série de televisão norte-americana The Handmaid’s Tale, um pensador brasileiro de meados do século XX, a ditadura militar brasileira, os movimentos neofascistas e o governo Bolsonaro têm em comum? É o que um grupo de renomados autores respondem no livro Giros à Direita: análises e perspectivas sobre o campo líbero-conservador, organizado por Fabiano  Godinho Faria e Mauro Luiz Barbosa Marques, lançado pela editora SertãoCult, que já nasce obrigatório para quem deseja compreender como chegamos ao atual cenário sociopolítico mundial e, mais importante ainda, os impactos em nossas vidas em médio e longo prazo dessa guinada à direita.

Em seus 11 capítulos, Giros à Direita traz uma série de reflexões fundamentais sobre como a manipulação e a desinformação, tanto nas mídias tradicionais quanto nas digitais, e não apenas nos últimos anos, mas também durante todo o século passado e nas duas últimas décadas, foram utilizados maciçamente como forma de mobilizar e direcionar a população de acordo com os interesses de determinados grupos, mais especificamente, aqueles que compõem os matizes no polo à direta do espectro político.

As análises precisas de Michael Löwy, Hernán Ramírez, David Moreno Montenegro, Rejane Carolina Hoeveler,  Celina  Lerner,  Fabiano  Godinho  Faria,  Michelangelo  Torres,  Felipe Cazetta, Cícero João da Costa Filho, Fabio Gentile e Mauro Luiz Barbosa Marques nos trazem um alerta de que vivemos não apenas uma polarização política, mas um período de conflitos causados pelo choque de visões de mundo antagônicas: de um lado a defesa de uma sociedade plural e, do outro, a tentativa de calar as vozes dissonantes através da manutenção intransigente de um discurso calcado no ódio e no medo do diferente.

Ler Giros à Direita não oferece meramente a oportunidade de adquirirmos mais conhecimento sobre a teoria ou história política recente, mas nos serve de alerta, permite que percebamos como somos historicamente cerceados de nosso direito à cidadania e democracia quando deixamos que nos convençam de que precisamos estar constantemente engajados numa luta eterna contra inimigos imaginários, sem que paremos para pensar que dessa forma, mais cedo ou mais tarde, nós é quem nos tornaremos o alvo.

SERVIÇO

Giros à Direita: análises e perspectivas sobre o campo líbero-conservador

Organizadores: Fabiano  Godinho  Faria e Mauro Luiz Barbosa Marques

Editora SertãoCult

2020

254 páginas

Autores:

Michael Löwy, Hernán Ramírez, David Moreno Montenegro, Rejane Carolina Hoeveler,  Celina  Lerner,  Fabiano  Godinho  Faria,  Michelangelo  Torres,  Felipe Cazetta, Cícero João da Costa Filho, Fabio Gentile e Mauro Luiz Barbosa Marques.

Sobre os organizadores:

Fabiano  Godinho  Faria é  graduado  e  mestre  em história  social  pela  Universidade Federal Fluminense e doutor pela Universidade Federal do Rio de  Janeiro.  Atualmente leciona  como  professor efetivo no Instituto Federal do Rio de Janeiro.

Mauro Luiz Barbosa Marques  é  historiador.  Doutor pela UNISINOS (RS) e  professor  no  Instituto Federal  de  Pernambuco. Dedica-se à pesquisa em temas  como  mundo  do trabalho    e  história  dos pensamentos políticos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.