Pesquisadores da ditadura militar brasileira serão os entrevistados de novo volume da série Território Científico

Entrevista com Carlos Fico será transmitida no próximo dia 15 de julho, às 17h

Os historiadores João Teófilo e Viviane Prado estão organizando mais um volume do Projeto Território Científico, série de livros de entrevistas da Editora SertãoCult. O livro terá como foco pesquisadores que se dedicam a compreender o período da ditadura militar brasileira. “Nem todas as entrevistas serão transmitidas ao vivo para o público, mas algumas, sim, e o público terá acesso a elas no período de lançamento do livro”, afirma o organizador da série, Jerfson Lins, coordenador do conselho editorial da SertãoCult.

Com título provisório “Conversa com historiadores: trajetórias de pesquisas sobre a ditadura militar”, as entrevistas já começaram a ser feitas e, no próximo dia 15 de julho, às 17h, o convidado será o Dr. Carlos Fico, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, transmitida ao vivo na fanpage e no site da SertãoCult.

“A coletânea é uma oportunidade importante para quem deseja iniciar uma pesquisa. Muitas questões que envolvem esse universo nem sempre estão presentes nos resultados, como os livros e artigos. A conversa com autores experientes ajudará a solucionar uma série de dúvidas que todo jovem pesquisador tem, além de servir como inspiração”, avalia o Dr. João Teófilo.

Território Científico

O projeto Território Científico tem como objetivo promover diálogos entre pesquisadores de diversas áreas, tratando de suas trajetórias de pesquisa e compartilhando seu conhecimento com estudantes que têm interesse em seguir seus passos.

“Concebemos a série durante o período de quarentena provocada pela COVID-19 como forma de agradecer a parceria dos membros de nosso conselho editorial. Nada mais justo do que promovermos projetos que lhes permitam estreitar laços com seus pares e que tenham relevância acadêmica”, explica o coordenador do conselho editorial da SertãoCult, Jerfson Lins.

Cada livro será composto pela transcrição de cerca de 10 entrevistas gravadas com pesquisadores convidados por um membro do conselho editorial. Os diálogos, mediados pelo organizador e outros especialistas no tema, podem ser abertos ao público, dependendo da disponibilidade dos convidados.

De acordo com o Coordenador Editorial Marco Machado, a série não tem prazo de duração. Além disso, a ideia é que os e-books tenham uma diagramação diferenciada e com bastante conteúdo multimídia. “Os livros serão ricos em imagens, links para trechos das entrevistas e um layout que estimule a leitura. Acreditamos que um conteúdo tão interessante merece uma apresentação igualmente interessante”, adianta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.