SertãoCult promove série de entrevistas online sobre Geomorfologia abertas ao público

A partir dessa quinta-feira, 04 de junho, a Editora SertãoCult inicia uma série de entrevistas, organizada pela Dra. Vanda Claudino Sales, com grandes nomes da Geomorfologia brasileira. A série “Introdução à Geomorfologia: entrevistas com geomorfólogos” tem como objetivo discutir essa área do conhecimento sob diversos pontos de vista, ao mesmo tempo em que apresenta a trajetória de 12 pesquisadores.

As entrevistas resultarão em um dos volumes da série “Território Científico”, organizada pela SertãoCult, que tem como objetivo promover o compartilhamento de experiências de especialistas em diversas áreas do conhecimento. Cada livro é organizado por um dos membros de nosso conselho editorial e distribuído gratuitamente em formato digital. É possível ainda adquirir os livros físicos, vendidos em livrarias virtuais.

As entrevistas dedicadas à “Introdução à Geomorfologia”, transmitidas online pela plataforma Google Meet, ocorrerão sempre às 16h, entre os dias 04 e 19 de junho, e qualquer pessoa pode acompanhar, bastando acessar as salas pelos links compartilhados nas redes sociais da SertãoCult. “Resolvemos abrir as entrevistas ao público por entendermos que oferecer conteúdo relevante ajuda a promover a ciência, especialmente neste momento em que ela sofre tantos ataques”, afirma a Dra. Vanda Claudino.

A série “Introdução à Geomorfologia: entrevistas com geomorfólogos” conta com o apoio do Mestrado Acadêmico em Geografia da universidade Estadual Vale do Acaraú – MAG/UVA e do Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas – LABOME-UVA.

Confira a agenda da série “Introdução à Geomorfologia: entrevistas com geomorfólogos”:

04 de junho, 16h: Dr. Jeovah Meireles (Universidade Federal do Ceará – UFC): Geomorfologia Costeira;

05 de junho, 16h: Dr. Antonio José Teixeira Guerra (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ): Erosão de encostas;

06 de junho, 16h: Dr. Antonio Carlos de Barros Correa (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE): Geomorfologia do Quaternário;

08 de junho, 16h: Dra. Dirce Suertagaray (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS): Processos Geomorfológicos na evolução da paisagem;

09 de junho, 16h: Dr. Rubson Pinheiro Maia (Universidade Federal do Ceará – UFC): Geomorfologia Estrutural;

10 de junho, 16h: Dra. Laryssa Sheydder (Instituto Federal do Maranhão – IFMA): Geodiversidade;

11 de junho, 16h: Dra. Ana Luiza Coelho Netto (Universidade Federal do Rio de Janeiro – IFRJ): Processos e evolução de encostas: abordagem geo-hidroecológica;

12 de junho, 16h: Dr. Jurandyr Luciano Sanches Ross (Universidade de São Paulo – USP): Mapeamento Geomorfológico;

13 de junho, 16h: Dra. Vanda Claudino Sales (Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA): Megageomorfologia;

17 de junho, 16h: Dr. Archimedes Perez Filho (Universidade Estadual de Campinas Unicamp): Teoria e Metodologia da Geomorfologia;

18 de junho, 16h: Dra. Selma Simões de Castro (Universidade de São Paulo – USP): Interface Geomorfologia/Pedologia;

19 de junho, 16h: Dr. Antônio Pereira Magalhães Junior (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG): Geomorfologia Fluvial.

Território Científico

O projeto Território Científico tem como objetivo promover diálogos entre pesquisadores de diversas áreas, tratando de suas trajetórias de pesquisa e compartilhando seu conhecimento com estudantes que têm interesse em seguir seus passos.

“Concebemos a série durante o período de quarentena provocada pela COVID-19 como forma de agradecer a parceria dos membros de nosso conselho editorial. Nada mais justo do que promovermos projetos que lhes permitam estreitar laços com seus pares e que tenham relevância acadêmica”, explica o coordenador do conselho editorial da SertãoCult, Jerfson Lins.

Cada livro será composto pela transcrição de cerca de 10 entrevistas gravadas com pesquisadores convidados por um membro do conselho editorial. Os diálogos, mediados pelo organizador e outros especialistas no tema, podem ser abertos ao público, dependendo da disponibilidade dos convidados.

De acordo com o Coordenador Editorial Marco Machado, a série não tem prazo de duração. Além disso, a ideia é que os e-books tenham uma diagramação diferenciada e com bastante conteúdo multimídia. “Os livros serão ricos em imagens, links para trechos das entrevistas e um layout que estimule a leitura. Acreditamos que um conteúdo tão interessante merece uma apresentação igualmente interessante”, adianta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.