Obras publicadas pela SertãoCult são destaque no vestibular da UVA

Reportagem originalmente publicada por Fagner Freire no site Ipu Notícias com o título “Obras de autores ipuenses são destaque no vestibular da UVA”

Duas obras publicadas pela Editora SertãoCult ganharam destaque no vestibular da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, realizado no último domingo, 28. Os livros O trem e a cidade, do professor e historiador Antonio Vitorino Farias Filho, e Nas trilhas do sertão: escritos de cultura e política nos interiores do Ceará, volume 4, coletânea de artigos escritos por historiadores cearenses, organizada pelos membros do Grupo Outra História*, coordenado por Edvanir Maia da Silveira e Raimundo Alves de Araújo, foram usados como referência para questões da prova de Conhecimentos Específicos de História.

Na primeira delas, dedicada à Confederação do Equador, chama atenção para uma nova visão ou interpretação do movimento proposta pelo historiador ipuense, Reginaldo Alves de Araújo, no terceiro capítulo do livro Nas trilhas do Sertão, vol. 4, de 2017, intitulado “É guerra: uma nova visão dobre a Confederação do Equador no Ceará”.

A segunda questão cita um trecho do livro O trem e a cidade, do professor Vitorino, que estabelece uma relação entre o crescimento da cidade, resultado da ferrovia, e o conceito de progresso estabelecido entre fins do século XIX e início do século XX. O trem e a cidade discute e analisa como a ferrovia foi importante para produzir transformações de ordem social, econômica e cultural na cidade de Ipu e, também, como as mudanças propiciadas pelo trem foram experimentadas por estratos sociais que viviam ali nas primeiras décadas do século XX.

Confira a reportagem completa publicada no Ipu Notícias, onde é possível conferir uma pequena entrevista com o professor Vitorino.

*Grupo Outra História: entidade de pesquisa historiográfica, formada originalmente por historiadores profissionais de Ipu, fundada em 2004, e atualmente congrega historiadores de outras cidades, como Camocim e Sobral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.