Cartilha de boas práticas em alimentos para manipuladores domiciliares

Organizadores:

ALENCAR, Renata Teixeira
QUEIROZ, Herlene Greyce da Silveira
OLIVEIRA, Amanda Mazza Cruz de

Doi: 10.35260/cartilha01-2022
Ano de publicação: 2022
32 páginas

Como citar:
ABNT: ALENCAR, Renata Teixeira; QUEIROZ, Herlene Greyce da Silveira; OLIVEIRA, Amanda Mazza Cruz de (Org.). Cartilha de boas práticas em alimentos para manipuladores domiciliares. Sobral-CE: SertãoCult, 2022.

APA: Alencar, R. T.; Queiroz, H. G. S.; Oliveira, A. M. C. (Org.). Cartilha de boas práticas em alimentos para manipuladores domiciliares. Sobral-CE: SertãoCult, 2022.

Clique aqui para baixar a cartilha

APRESENTAÇÃO

assamos o conhecimento através das histórias contadas, escritas, vídeos e livros de receita. A alimentação humana usufrui delas para passar ingredientes, preparos, substituições, lembranças e curiosidades, sempre registrando e repassando. A universidade usa essas receitas e suas histórias para experimentar, testar e, com o resultado, padronizar o método mais seguro para a saúde. Com cartilhas como esta, a universidade visa devolver para a sociedade a informação de forma clara e objetiva.
Termos como manipulador de alimentos, contaminação cruzada, higiene, armazenamento e controle de temperatura não são simples de entender quando lidos pela primeira vez e podem assustar. Aqui na Cartilha de boas práticas em alimentos para manipuladores domiciliares eles são explicados para alunos, merendeiras, donas de casa e curiosos que trabalham com alimentos. Depois de ler, vocês saberão que as boas práticas de fabricação são vantajosas para todas as pessoas envolvidas de alguma forma no caminho que os alimentos fazem desde a produção no campo, transporte, manipuladores, foco principal da cartilha, até chegar ao consumidor, que saboreia toda essa história.


Paolo Germanno Lima de Araújo

SUMÁRIO

Introdução / 7
Quem é o manipulador de alimentos? / 9
O que é um alimento seguro? / 10
Quais perigos podem ser encontrados nos alimentos? / 11
DTA?! Já ouviu falar? / 13
Conhecendo os microrganismos / 15
Como controlar perigos nos alimentos? / 16
Boas práticas na manipulação de alimentos / 17
Congelamento e Descongelamento / 27