Ensino e Formação de Professores de Geografia: Experiências no Semiárido Brasileiro e em Portugal

Organizadores:
TELES, Glauciana Alves
CLAUDINO, Sérgio
FALCÃO SOBRINHO, José

ISBN: 978-65-87429-45-8 (impresso)
ISBN: 978-65-87429-38-0 (e-book/pdf)
DOI: 10.35260/87429380-2020
Ano de publicação: 2020
308 páginas

Como citar:
ABNT: TELES, Glauciana Alves; CLAUDINO, Sérgio; FALCÃO SOBRINHO; José (Org.). Ensino e Formação de Professores de Geografia: Experiências no Semiárido Brasileiro e em Portugal. Série Geografia do Semiárido, v. 2. Sobral-CE: Sertão Cult, 2020.

APA: Teles, G. A.; Claudino, S.; Falcão Sobrinho; J. (Org.). Ensino e Formação de Professores de Geografia: Experiências no Semiárido Brasileiro e em Portugal. Série Geografia do Semiárido, v. 2. Sobral-CE: Sertão Cult, 2020.

Baixe aqui o seu livro gratuitamente

APRESENTAÇÃO

No contexto histórico do Fórum Brasileiro do Semiárido, é notório que este veio atender a uma demanda de pesquisa, de produção científica, formação de profissionais e promoção de projetos relacionados ao conhecimento do ambiente semiárido, realidade que contribui diretamente com o desenvolvimento do Ensino, em especial o conhecimento geográfico. Isto posto, pois no processo das ações voltadas ao ensino, em consequência das alterações estruturais geradas pelos novos usos e apropriações de metodologias, são necessários trabalhos científicos atentos às consequências sociais, econômicas e ambientais dessas mudanças.
Vale destacar que a abrangência do Fórum Brasileiro do Semiárido, da Universidade Estadual Vale do Acaraú, enfoca realidades expressivas, envolvendo o Nordeste do País, expandiu-se ao Norte e, hoje, torna-se uma dimensão nacional. Dessa forma, as experiências vivenciadas e compartilhadas influenciam em novas metodologias de ensino. De sorte, se faz presente colegas da Rede Norte-Nordeste de Pesquisadores da Pós-Graduação em Geografia/RENNEGEO.
Destaca, ainda, a inserção internacional, aqui apresentada, sobretudo, com a Universidade de Lisboa, que nos rendeu reflexões no ensino e resultante desta brilhante produção, voltada exclusivamente aos estudos do ensino de Geografia.
De certo, os estudos geográficos mais específicos e socioculturalmente contextualizados ora apresentados, contribuem para o desenvolvimento de formas solidárias, socialmente inclusivas e metodologicamente inovadoras de convívio e ensino com o semiárido.

Prof. Dr. José Falcão Sobrinho
Editor da Série Geografia do Semiárido


SUMÁRIO

Projeto Nós Propomos! Geografia e cidadania / 17
Sérgio Claudino
Pegada hídrica de estudantes universitários, por género e nacionalidade (Universidade de Coimbra, Portugal) / 53
Adélia Nunes e Bruno Martins
Contribution of geography education to general education: why and how geography education? / 77
Salih Sahin
A educação para os riscos no ensino da geografia em Portugal / 115
Cristiana Martinha
As contribuições do estudo de caso e da aprendizagem baseada em problemas no ensino de geografia: experiências com os Projetos Nós Propomos! E Geo future school / 133
Maria Anezilany Gomes do Nascimento
Livro didático de geografia do ensino médio: breve análise e discussão da linguagem imagética / 165
Rosana Soares de Lacerda e Raimundo Lenilde de Araújo
Itinerário epistemológico – os signos e símbolos por associação para o processo de conhecimento em instalações geográficas/pedagógicas / 203
Emerson Ribeiro
Paisagem e arte na ciência geográfica: reflexões sobre ensino no semiárido / 237
José Marcelo Soares de Oliveira e José Falcão Sobrinho
Desafios da escola pública de tempo integral e o ensino de geografia na educação básica em Fortaleza/CE. / 269
Thiago Wagner da Fonseca Cavalcante e Glauciana Alves Teles

Confira os outros títulos da Série Geografia do Semiárido