Bacias Hidrográficas e Estudos Ambientais no Semiárido

Organizadores:
LIMA, Ernane Cortez
AQUINO, Cláudia Maria Sabóia de

ISBN: 978-65-87429-44-1 (impresso)
ISBN: 978-65-87429-37-3 (e-book/pdf)
DOI: 10.35260/87429373-2020
Ano de publicação: 2020
130 páginas

Como citar:
ABNT: LIMA, Ernane Cortez; AQUINO, Cláudia Maria Sabóia de (Org.). Bacias hidrográficas e estudos ambientais no semiárido. Série Geografia do Semiárido, v. 3. Sobral-CE: Sertão Cult, 2020.

APA: Lima, E. C.; Aquino, C. M. S. de (Org.). Bacias hidrográficas e estudos ambientais no semiárido. Série Geografia do Semiárido, v. 3. Sobral-CE: Sertão Cult, 2020.

Baixe aqui o seu livro gratuitamente

APRESENTAÇÃO

São distintos os estudos no tocante à natureza que enfatizam o ambiente semiárido e que fazem surgir valorosas pesquisas, como exemplo, os estudos das bacias hidrográficas em meio à discussão da relação sociedade e natureza.
É bom registrar que as bacias hidrográficas integram uma visão conjunta das condições naturais e das atividades humanas através de seus comportamentos. O resultado dessa dinâmica, sempre ativa, reflete em gerar alterações, efeitos ou impactos positivos ou negativos. De base de tal entendimento o conjunto de pesquisas apresentados em forma de artigos fortalecem a constituição desta obra.
Desse modo, a discussão do tema possibilitou a difusão do conhecimento do semiárido em uma perspectiva conceitual, técnica e metodológica e, com isso, a estimular a articulação e a troca de ideias, informações, experiências e conhecimentos entre os autores.
De sorte, os organizadores da obra foram amparados pelo Fórum Brasileiro do Semiárido, este reservou como tema principal “Educação, Tecnologias e Técnicas de Convivência no Semiárido” e reuniu profissionais de todo o país que se dedicam à pesquisa no ambiente semiárido e atuam nas áreas do ensino, pesquisa e extensão em instituições públicas, privadas e organizações governamentais e não governamentais: geógrafos, agrônomos, biólogos, engenheiros, geólogos e pedagogos, professores, pesquisadores, acadêmicos e profissionais das demais áreas voltadas para a temática do semiárido em nível nacional e internacional.
Por fim, o resultado do trabalho conjunto dos pesquisadores em fazer a presente obra foi facilmente incorporado na Série Geografia do Semiárido, a contar com o apoio do Grupo de Pesquisa e Extensão do Semiárido (CNPq) e a Rede Norte – Nordeste de Pesquisadores da Pós-Graduação em Geografia (RENNEGEO).

Prof. Dr. José Falcão Sobrinho
Editor da Série Geografia do Semiárido


SUMÁRIO

Valoração do patrimônio geomorfológico da área de proteção ambiental da bica do Ipu, Ceará / 9
Larissa de Pinho Aragão, Francisco Davy Rabelo e Edson Vicente da Silva
Uso e cobertura das terras em área drenada pelo rio riachão, no município de Santo Antônio de Lisboa/PI / 25
Glécia Maria de Carvalho Sousa, Francisco Wellington de Araújo Sousa, Francisca Vanessa, Franco Ferreira e Cláudia Maria Sabóia de Aquino
Sistemas ambientais do baixo vale da sub-bacia hidrográfica do rio Piracuruca (CE-PI): subsídios ao planejamento ambiental / 41
Francisco de Amorim Santos
Compartimentação geoecológica da sub-bacia hidrográfica do Rio Itacolomi-Ceará-Brasil / 55
Livana Sousa Guimarães e Ernane Cortez Lima
Diagnóstico socioambiental da sub-bacia hidrográfica do Rio Batoque, Hidrolândia-CE / 69
Ana Mesquita Paiva e Ernane Cortez Lima
Diagnóstico ambiental das áreas de preservação permanente do baixo curso do Rio Arrombado, Icapuí-CE / 85
Marco Antonio Diodato, Keverson Assis Soares, João Paulo de Sousa Rebouças e Emanuel, Lucas Bezerra Rocha
Análise da cobertura vegetal da bacia hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró-RN com o uso do índice de vegetação ajustado ao solo (savi) / 101
Marco Antonio Diodato, Alfredo Marcelo Grigio, Kleisson Eduardo Ferreira da Silva e Wesley, Kevin Souto do Vale
Estudo sobre a importância da sub-bacia hidrográfica do Rio Jaibaras para Sobral-CE no contexto do semiárido / 117
Ana Jéssica de Sousa dos Santos e Simone Ferreira Diniz

Confira os outros títulos da Série Geografia do Semiárido