Geodiversidade do Semiárido

Organizadora:
CLAUDINO-SALES, Vanda de

ISBN: 978-65-87429-43-4 (impresso)
ISBN: 978-65-87429-36-6 (e-book/pdf)
DOI: 10.35260/87429366-2020
Ano de publicação: 2020
202 páginas

Como citar:
ABNT: CLAUDINO-SALES, Vanda de (Org.). Geodiversidade do Semiárido. Série Geografia do Semiárido, v. 1. Sobral-CE: Sertão Cult, 2020.

APA: Claudino-Sales, V. (Org.). CLAUDINO-SALES, Vanda de (Org.). Geodiversidade do Semiárido. Série Geografia do Semiárido, v. 1. Sobral-CE: Editora SertãoCult, 2020.

Baixe aqui o seu livro gratuitamente

APRESENTAÇÃO

Diz o ditado que a primeira impressão é a que fica! Na simplicidade do dito, buscamos iniciar o projeto Coleção Geografia do Semiárido. A premissa baseia-se na qualidade da equipe envolvida, desde a organização, bem como nos convidados que enlaçam as discussões temáticas. O objetivo da Coleção é propiciar a divulgação das múltiplas possibilidades de leituras dos temas emergentes pesquisados e dos desafios contemporâneos, sem perder e já́ buscando as perspectivas evolutivas que tecem o semiárido, seja em nível nacional ou mundial.
Isso posto, apresentamos o livro Geodiversidade do Semiárido como obra precursora de nossa Coleção. O tema eclodiu recentemente na ciência geográfica e fundamentou-se nas características peculiares das sinuosidades do relevo e da ação conjunta dos elementos naturais que por ele são condicionadas e alguns que nele sejam atuantes.
O caráter incipiente da coleção a qual emerge a presente obra demandou a busca de experiência e qualificação dos verdadeiros condutores pelo que se via surgir e deixar exposto as escritas, disponibilizando a boa leitura aos olhos dos que se debruçam sobre o semiárido. De sorte a condução de tal missão, transfere-se a organização da obra.
Dispensando maiores apresentações, o convite feito à expoente organizadora, no caso, a professora Vanda de Claudino-Sales, foi pautado na premissa de sua competência e no alicerce teórico e metodológico do trato à ciência da natureza e aos seus enlaces com a sociedade. Certamente o seu olhar, que transcende a materialidade, relaciona-se dialeticamente com as imersões da sociedade nas territorialidades do semiárido.
Conservando a premissa da qualidade, a composição científica do Conselho Editorial buscou atrair uma equipe em seu exponencial desenvolvimento nas pesquisas, as quais se faz refletir sobre a temática, além de fazer evoluir tais reflexões.
Associa-se ao projeto Coleção Geografia do Semiárido e, em especial, a obra Geodiversidade do Semiárido, um conjunto de profissionais com competência para discutir e ilustrar o tema. Trata-se, portanto, de uma equipe formada por experientes profissionais consolidadas por rigor científico e ético. Somando-se a jovens promissores com o mesmo linear científico e repletos pela busca do novo, a Geodiversidade do Semiárido é, sim, um novo olhar geográfico que será́ alimentado e frutífero as discussões geográficas.
Persevera o agradecimento em traçar essas poucas linhas. Contudo, o prazer maior foi a leitura já realizada dos capítulos que seguem, os quais serão embebidos aos que se deslumbram com as maravilhas do semiárido.

Prof. José Falcão Sobrinho


SUMÁRIO

Prefácio – Antonio Carlos de Barros Côrrea / 13

PARTE 1 | GEOPARQUES NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

CAPÍTULO 1 – O GEOPARK MUNDIAL UNESCO ARARIPE (CEARÁ) E SEUS HOTSPOTS DE GEODIVERSIDADE
(Maria Lourdes Carvalho-Neta, Antonio Carlos Barros Côrrea, François Bétard) / 19
CAPÍTULO 2 – O GEOPARQUE SERIDÓ: PATRIMÔNIO GEOLÓGICO DO SEMIÁRIDO POTIGUAR
(Marcos Antonio Leite do Nascimento, Matheus Lisboa Nobre da Silva) / 39

PARTE 2 | GEODIVERSIDADE E TEORIA

CAPÍTULO 3 – PATRIMÔNIO GEOMORFOLÓGICO: DO VALOR ESTÉTICO AO CIENTÍFICO
(Laryssa Sheydder de Oliveira Lopes, Osvaldo Girão da Silva) / 63
CAPÍTULO 4 – PATRIMÔNIO GEOMORFOLÓGICO: A ESTÉTICA COMO VALOR OBJETIVO E FUNDAMENTAL
(Isa Gabriela Delgado de Araújo, Marco Túlio Mendonça Diniz) / 83

PARTE 3 | TEORIA E FATO: GEODIVERSIDADE NO SEMIÁRIDO

CAPÍTULO 5 – GEODIVERSIDADE E POTENCIAL GEOTURÍSTICO DA PAISAGEM CÁRSTICA DO SEMIÁRIDO DO RIO GRANDE DO NORTE, NORDESTE DO BRASIL
(Wendson Dantas de Araújo Medeiros, Jéssica Jessiana Ferreira Alves) / 105
CAPÍTULO 6 – PAISAGEM E GEOMORFOSSÍTIOS: PATRIMÔNIO GEOLÓGICO E GEOMORFOLÓGICO NO ESTADO DO CEARÁ-BRASIL
(Abraão Levi dos Santos Mascarenhas, Maria Rita Vidal) / 129
CAPÍTULO 7 – GEODIVERSIDADE, PATRIMÔNIO E SUSTENTABILIDADE NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI (RMC), CEARÁ
(Marcelo Martins de Moura-Fé, Mônica Virna de Aguiar Pinheiro, João Victor Mariano da Silva, Raquel Landim do Nascimento) / 155
CAPÍTULO 8 – GEOMORFODIVERSIDADE E GEOMORFOPATRIMÔNIO NO NORDESTE BRASILEIRO: GEOMORFOSSÍTIO HÍDRICO BICA DO IPU (GLINT DA IBIAPABA, ESTADO DO CEARÁ)
(Vanda de Claudino-Sales, Francisca Lusimara Sousa Lopes) / 179

Confira os outros títulos da Série Geografia do Semiárido