Política, Religião e Emancipação: leituras contemporâneas

Organizadores:
MAIA, Antonio Glaudemir Brasil
OLIVEIRA, Renato Almeida de


ISBN: 978-65-87429-32-8 (impresso)
ISBN: 978-65-87429-33-5 (e-book/pdf)
DOI: 10.35260/87429335-2020
Ano de publicação: 2020
118 páginas

Como citar:
ABNT: MAIA, Antonio Glaudemir Brasil; OLIVEIRA, Renato Almeida de (Org.). Política, Religião e Emancipação: leituras contemporâneas. Sobral-CE: SertãoCult, 2020.

APA:  Maia, A. G. B.; Oliveira, R. A. (Org.). Política, Religião e Emancipação: leituras contemporâneas. Sobral-CE: SertãoCult, 2020.

Baixe aqui o seu livro


APRESENTAÇÃO

A presente obra é fruto de um intenso trabalho de colaboração acadêmica desempenhada pelos autores no âmbito do Grupo de Pesquisa Filosofia da Religião (Gephir), fundado no ano de 2011 na Universidade Estadual Vale do (UVA), do qual ambos figuram entre os membros-fundadores. O Gephir é um Grupo de Pesquisa credenciado junto ao Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UVA com o objetivo de desenvolver atividades de investigação em Filosofia da Religião nos mais diversos matizes teóricos.

Ao longo de quase uma década de existência do grupo e da colaboração acadêmico-filosófica, os autores publicaram diversos artigos em distintos periódicos científicos e acadêmicos, bem como capítulos de livros, sobre o tema da religião, dando ênfase aos autores da tradição moderna, contemporânea e os ditos pós-modernos. Além das produções científicas, foram realizadas sete edições do colóquio de Filosofia da Religião, que contemplaram temáticas fundantes para a compreensão crítica do fenômeno religioso. No entanto, os interesses de pesquisa e das produções vão além da Filosofia da Religião, adentrando na área da Filosofia Política e Social. Os textos que compõem a presente obra são um reflexo deste interesse.

Nosso escopo com a publicação desta obra é colaborar com a pesquisa filosófica no Brasil, de modo especial, nas áreas da Filosofia da Religião e da Filosofia Política e Social, figurando como estímulo para novas pesquisas, fomento do debate público profícuo em torno dos temas abordados no tocante às duas dimensões singulares da existência humana, através de uma interface entre o pensamento moderno e pós-moderno, para além de suas divergências nada ligeiras. Assim, tem-se uma apreciação teórica de diversas questões que implicam a necessidade do diálogo entre os diversos discursos e a afirmação de proposições que lancem lampejos para dilemas atuais de tal forma que contribuam para uma compreensão ampla da nossa realidade, notadamente, para o exercício do pensamento crítico.

Queremos, por fim, chamar a atenção do leitor para a importância dos estudos realizados nos Grupos de Pesquisas, para a importância e a relevância desses espaços para o desenvolvimento coletivo da produção científica e acadêmica de alta qualidade e accessível a todos os cidadãos, fundamentais para nossa região como para o cenário do nosso país.

Nesse sentido, é gratificante apresentar ao público o resultado de um árduo trabalho de pesquisa, da dedicação de vários colegas professores e alunos da graduação e pós-graduação da UVA e outras Instituições de Educação Superior, que junto com os autores se propuseram a debater ideias as mais diversas, seu conteúdo e sua forma. A todos os colaboradores e membros do Gephir, nosso reconhecimento e agradecimento. Queremos também externar os agradecimentos à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) pelo incentivo e fomento de alguns projetos de pesquisa no âmbito do Gephir, oferecendo as condições para a publicação da presente obra, contribuindo significativamente para a consolidação da pesquisa na área de Filosofia em nosso Estado.

Os autores.

SUMÁRIO

Prefácio / 7

Apresentação / 13

Religião e emancipação em Marx / 15

Política, religião e secularização numa perspectiva marxiana: elementos para um debate contemporâneo / 33

Luc Ferry e Gianni Vattimo: duas perspectivas filosóficas sobre o fenômeno religioso na contemporaneidade / 61

Marx e a crítica contemporânea à pós-modernidade / 83

Filosofia, política e democracia: a emancipação como chave de leitura da condição humana / 101