Histórias Daqui e Dali: religiosidades, culturas, políticas e literatura

Organizador:

SANTOS, Carlos Augusto Pereira dos

ISBN: 978-85-67960-71-5 – e-book – pdf
ISBN: 978-85-67960-70-8 – papel
Doi: 10.35260/67960715-2021
Ano de publicação: 2021
244 páginas

Como citar:
ABNT: SANTOS, Carlos Augusto Pereira dos (Org.). Histórias Daqui e Dali: religiosidades, culturas, políticas e literatura. Sobral-CE: SertãoCult; Edições UVA, 2021.

APA: Santos, C. A. P. (Org.). Histórias Daqui e Dali: religiosidades, culturas, políticas e literatura. Sobral-CE: SertãoCult; Edições UVA, 2021.

Clique aqui para baixar o e-book

APRESENTAÇÃO

Ao longo da última década, sempre quando possível, procuramos relacionar os conteúdos das disciplinas acima descritas com um processo de aproximação histórica com o contexto vivenciado pelos alunos, fazendo com que escrevam textos — na maioria das vezes, voltados para a história local. De 2011 para cá, tivemos a oportunidade de organizar e publicar sete livros, cada um com abordagens específicas e turmas de autores com especificidades, limites e potencialidades a desenvolver. Foram edições de pequena e média tiragens, às vezes publicados quase de forma artesanal, patrocinados por programas institucionais do Governo Federal, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Ou então pagos pelos próprios alunos, inovando e se adequando às novas tecnologias, como este volume, que, inicialmente, será publicado como e-book.
O oitavo fruto desta semeadura chega com histórias daqui e dali, como se intitula, procurando seu lugar num balaio de textos que cresce com o tempo, se acomoda e abre espaços para frutos futuros. A cada edição, esse balaio toma formas diversas, ampliando a diversidade temática e lançando novos caminhos de pesquisa, cabendo tudo…
Histórias daqui e dali…, portanto, surgiu da provocação que fizemos para os alunos matriculados na disciplina de História do Brasil III – República. No entanto, desde o primeiro contato com os alunos no quarto semestre em Historiografia Brasileira e, no sétimo, com História do Brasil II – Império, que a ideia vinha sendo amadurecida. A única exigência feita por parte da organização do livro foi que os textos tivessem como recorte temporal a República brasileira e, quando possível, aproveitassem a pesquisa realizada nos seus respectivos TCCs.
Recebidos os textos iniciais, orientamos, sugerimos cortes e acréscimos, respeitando ao máximo a autoria e as demandas dos respectivos orientadores dos alunos-autores. Dada à liberdade para escrever sobre qualquer tema — afinal, no nosso balaio cabe tudo —, tivemos alguma dificuldade para enfeixar esses textos e dar-lhes uma feição conceitual ou de aproximação de conteúdo.
No entanto, quanto ao aspecto temporal, os textos, em sua maioria, estão localizados entre as décadas de 1930 e 1950, com artigos que tratam de religiosidade, cultura política, sociedade e literatura. Outro conjunto de textos tem como marco a década de 1970 e se estende até o momento atual, quando se insere o debate sobre a inclusão dos direitos das mulheres no texto constitucional de 1988 e sua efetiva participação na política contemporânea.

SUMÁRIO

NO NOSSO BALAIO CABE TUDO… HISTÓRIAS DAQUI E DALI / 5

PARTE 1. RELIGIOSIDADE, CULTURA POLÍTICA, SOCIEDADE E LITERATURA

MODELOS DE SANTIDADE: A HAGIOGRAFIA NO OLHAR DOS DEVOTOS DE UBAÚNA-CE (SÉCULO XX) / 13
Aristides Machado da Ponte
FANÁTICOS E COMUNISTAS: REPRESENTAÇÕES DA IMPRENSA SOBRE O CALDEIRÃO DE SANTA CRUZ DO DESERTO (1936-1937) / 41
Vinícius Silva de Medeiros
ERA UMA VEZ UM COMÍCIO COMUNISTA EM ITAPAJÉ-CE. CONSIDERAÇÕES SOBRE O PCB NO CEARÁ (1930-1947) / 73
Antonio Gelson Brandão de Andrade
OS “CAMISAS VERDES” NA “CIDADE VERMELHA”. O MOVIMENTO INTEGRALISTA EM CAMOCIM-CE (1932-1945) / 99
Carlos Augusto Pereira dos Santos
“SOB O AZUL DO CÉU SOBRALENSE”: REMINISCÊNCIAS DA AVIAÇÃO CIVIL E O PRIMEIRO SOBREVOO PELO ESPAÇO AÉREO DA MICRORREGIÃO DE SOBRAL-CE (1930) / 127
João Victor Lima da Silva
FOLCLORE RESIDUAL: A CRISTALIZAÇÃO DOS RESÍDUOS MEDIEVAIS IBÉRICOS GARRETTIANOS NO ROMANCEIRO DO FOLCLORE BRASILEIRO DE ROSSINI TAVARES LIMA (1948-1953) / 159
Bárbara de Alencar Gregório de Oliveira

PARTE 2. POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS DAS MULHERES

“CONSTITUINTE PARA VALER TEM QUE TER DIREITOS DA MULHER”: A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA CONSTRUÇÃO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988 / 191
Antonia Dnara da Costa Nascimento Lima
ONDE ESTAMOS E POR ONDE CAMINHAMOS: A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA POLÍTICA FORMAL NOS ÚLTIMOS 25 ANOS NO BRASIL / 217
Wagner Cavalcante Farias
Gleidiane de Sousa Ferreira


Confira o lançamento virtual deste livro