Organizador:
MACEDO, Helder Alexandre Medeiros de
ISBN: 978-65-5421-053-9 – e-book – pdf
ISBN: 978-65-5421-052-2 – papel
Doi:10.35260/54210539-2023
Ano de publicação: 2023
164 páginas
Como citar:
ABNT: MACEDO, Helder Alexandre Medeiros de (Org.). Fazendo ciência nos sertões: Experiências e idealizações no Seridó. Sobral-CE: SertãoCult, 2023.
APA: Macedo, H. A. M. Fazendo ciência nos sertões: Experiências e idealizações no Seridó. Sobral-CE: SertãoCult, 2023.
Clique aqui para baixar o e-book
APRESENTAÇÃO
Fazendo ciência nos sertões: experiências e idealizações no Seridó é um livro decorrente de um conjunto de ações realizadas pelo Programa de Pós-Graduação em História do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGHC-UFRN) com vistas a contribuir com a divulgação científica no semiárido, partindo das investigações desenvolvidas no âmbito do Curso de Mestrado em História dos Sertões. É resultado direto da primeira etapa das ações do projeto Sertões em foco: História e Educação Científica, aprovado originalmente no Edital 03/2020, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) – convocação de Programas de Pós-Graduação (PPGs) emergentes e em consolidação do Rio Grande do Norte a participarem do Plano de Desenvolvimento da Pós-Graduação da FAPERN. Após aprovado, passou a integrar o conjunto de projetos atrelados ao Edital nº 14/2021-FAPERN – apoio a programas de pós-graduação para o desenvolvimento científico do Rio Grande do Norte, com ênfase em educação científica, energias renováveis e Covid-19 e outros agravos à saúde, com recursos do Governo do Estado, compondo, desse modo, o Plano de Desenvolvimento da Pós-Graduação da FAPERN (2021-2025).
O projeto Sertões em foco: História e Educação Científica tem como premissa suprir carências, no que diz respeito às ações de divulgação do conhecimento científico realizadas pelo PPGHC-UFRN. O programa mobiliza uma área de concentração em torno do domínio temático da História dos Sertões. Reforçamos, desse modo, a especificidade e a inovação dessa área de concentração, vez que é a primeira, no Brasil, a dedicar-se, explicitamente, ao campo da História dos Sertões enquanto um domínio investigativo. A proposta do projeto, assim, converge para a área prioritária da Educação Científica, campo da ciência que têm se dedicado à tarefa de compartilhar informações relacionadas à produção do conhecimento científico junto a indivíduos que não são, tradicionalmente, considerados como parte da comunidade universitária, por exemplo.
SUMÁRIO
Apresentação / 5
Uma identidade sertaneja: leituras do sertão de Oswaldo Lamartine de Faria / 13
Natália Raiane de Paiva Araújo
O Club Romeiros do Porvir e a cidade do Crato no alvorecer do Século XX / 25
Johnnys Jorge Gomes Alencar
Imagens sertanejas em quadrinhos potiguares (1992-2015) / 37
Filipe Viana da Silva
Por novos e múltiplos sertões / 51
Evandro Santos
Os sertões em/na moda / 61
Marcelino Gomes dos Santos
Outras famílias do Seridó: uma proposta para se refletir sobre as mestiçagens no sertão do Rio Grande do Norte / 73
Helder Macedo
O sertão a partir do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte / 93
Ledson Marcos da Silva
Diálogos sertanejos: sertão e alfabetização / 103
Laísa Fernanda Santos de Farias
Dissertações defendidas em 2021 / 113
Dissertações defendidas em 2022 / 123
Seridó / 129
Alda Medeiros
Matheus Santos
A história dos sertões em novas perspectivas: contribuições para construção de um campo de pesquisa / 137
Evandro Santos
Helder Macedo
Joel Andrade
Sobre os autores / 163