Pessoas em situação de rua no Brasil: da pesquisa ao relato de experiências

Organizadores:

MORAES, Adílio Moreira de
RAMOS, Vanessa Mesquita
MORAES, Berla Moreira de

ISBN: 978-65-5421-044-7 (impresso)
ISBN: 978-65-5421-045-4 (e-book/pdf)
DOI: 10.35260/54210454-2023
Ano de publicação: 2023
94 páginas

Como citar:
ABNT: MORAES, Adílio Moreira de; RAMOS, Vanessa Mesquita; MORAES, Berla Moreira de (Org.). Pessoas em situação de rua no Brasil: da pesquisa ao relato de experiências. Sobral-CE: SertãoCult, 2023.

APA: Moraes, A. M.; Ramos, V. M.; & Moraes, B. M. (Org.). Pessoas em situação de rua no Brasil: da pesquisa ao relato de experiências. Sobral-CE: SertãoCult, 2023.

Baixe aqui o seu livro


APRESENTAÇÃO

Pode não parecer, mas submeter milhões de pessoas a condições sub-humanas de existência bem às vistas de todos é mais fácil do que se imagina. Não que tenha sido inventada alguma tecnologia ultramoderna de camuflagem ou uma nova droga que faz todas as pessoas deixarem de enxergar a desigualdade social esteja sendo administrada através da água, dos alimentos ou do ar. O segredo do truque é bem mais simples, mas não menos cruel. Basta que essas milhões estejam largadas nas ruas, fora do circuito formal de consumo, para que deixem de ser encaradas como seres humanos e passem a meros objetos descartáveis de nossa sociedade.
Em nossa sociedade atual, é mais fácil desviar de pessoas famélicas pedindo comida numa calçada do que de um bueiro aberto ou um ponto de acúmulo de lixo, pois enquanto essas pessoas são invisíveis, os problemas estruturais causam uma revolta seletiva e postagens indignadas nas redes sociais. Afinal, é mais fácil ignorá-las do que buscar entender o que as levou àquela situação e tentar ajuda-las de algum modo. O bueiro e o lixo, basta pressionar um pouco as autoridades, que deixam temporariamente de ser problemas.
Esta obra põe não só expõe, mas põe o dedo nessa nossa ferida social. São dados recentes sobre a situação dos moradores de rua no Brasil, muitas vezes largados à própria sorte (ou azar) por quase toda a sociedade (quase toda porque felizmente ainda há iniciativas de pessoas que decidiram parar de desviar o olhar). São relatos duros de quem, não fossem alguns projetos pontuais, não teriam acesso ao básico para se sentirem humanos. São pessoas que não têm um teto em noites de chuva, não têm um lugar para tomar um banho, não têm comida por dias seguidos, não têm nem ao menos a garantia de acesso a água para saciar a sede. Ao mesmo tempo que deixamos de enxergar essas pessoas, ocultamos nossa própria humanidade.

SUMÁRIO

Prefácio / 5

CAPÍTULO I – População em situação de rua no Brasil / 7
Adílio Moreira de Moraes

CAPÍTULO II – Mapeamento das Redes de Suporte Social da População em Situação de Rua
da área praia / 15
Jully Emmilly Guedes da Silva
Dra. Berla Moreira de Moraes

CAPÍTULO III – Atitude religiosa/espiritual da População em Situação de Rua que vive na
região da praia – Mercado de Peixes em Tambaú – João Pessoa / 39
Marcia Maria de Oliveira Nobrega
Dra. Berla Moreira de Moraes

CAPÍTULO IV – Perfil sócio-ocupacional das pessoas em situação de rua que frequentam
projetos sociais não governamentais / 57
Lissa Marry de Santana Lira
Dra. Berla Moreira de Moraes

CAPÍTULO V – Relato de experiência: Incentivo à inclusão social da população em situação
de rua pela prática de Atividades Físicas, Esportivas e Recreativas / 81
Adílio Moreira de Moraes